Nesta segunda-feira, 13 de setembro de 2021, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reabriu o período de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A medida foi anunciada após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pela reabertura dos pedidos para aqueles que tiveram direito à isenção no Enem 2020, mas que faltaram no dia da prova e não justificaram a ausência, posteriormente.

O período de inscrição para o Enem 2021 foi 17 a 28 de maio. A decisão do STF diz respeito apenas aos estudantes que FORAM CONTEMPLADOS COM A ISENÇÃO DA TAXA NA EDIÇÃO DO ENEM 2020, MAS QUE FALTARAM NA PROVA E, POSTERIORMENTE, NÃO JUSTIFICARAM A AUSÊNCIA. A falta injustificada fez o candidato perder o direito de solicitar a gratuidade no Enem 2021.

Tal situação foi julgada improcedente pelo STF, que determinou pela reabertura do período de solicitação de isenção de taxa para os que tiveram direito ano passado e faltaram no dia da prova, sem apresentar uma justificativa.

Então, caso você tenha ficado isento de pagar a inscrição no Enem 2020, mas faltou no dia da prova e não apresentou alguma justificativa, sim, você pode se inscrever. Em qualquer outra situação, porém, as inscrições estão encerradas.

Deixe um comentário

Iniciar conversa
Estamos ONLINE!
Bem vindo a Fato Educacional!
Podemos ajudar?