O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos começou a discutir, nesta sexta-feira (25), a criação de um “Concurso Nacional Unificado“.

 

De acordo com a pasta, a ideia é que a prova seja realizada em 180 cidades a fim de preencher cerca de 8 mil vagas em diversos órgãos federais.

 

O sistema seria similar ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que a nota do aluno é usada por faculdades e universidades em todo o Brasil.

 

Para quem foca na carreira de servidor público, e para quem prepara os candidatos, a “padronização de conteúdos” pode ser um ganho.

 

De acordo com o secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão, José Celso Cardoso Jr., a ideia é realizar uma prova única para o preenchimento das vagas abertas no serviço público federal.

 

Segundo o secretário, a adesão dos ministérios ao Concurso Nacional Unificado é voluntária, e o edital deve ser publicado até dezembro. A aplicação da prova está prevista para 25 de fevereiro de 2024.

 

Esse sistema, se implantado, fará com que todos saibam quando ocorreram os concursos, quais as disciplinas serão cobradas sempre e poderá se possibilitará que todos estudem antecipadamente, com tempo, para as provas. Os que mais estudarem, com mais intensidade e maior tempo de antecedência serão os aprovados.

 

O objetivo da prova é avaliar o candidato em dois momentos, sendo eles:

  1. provas objetivascom matriz comum a todos os candidatos; e
  2. provas específicas e dissertativas por blocos temáticos.

 

Os resultados da primeira fase deverão ser divulgados até o final de abril de 2024. Já o início dos cursos de formação tem previsão entre junho e julho de 2024.

Para isso, as vagas serão divididas por blocos temáticos.

(Reprodução: Governo Federal)

Iniciar conversa
Estamos ONLINE!
Bem vindo a Fato Educacional!
Podemos ajudar?